Licenciatura em Ciências Sociais
 Descrição
Descrição
O curso de Ciências Sociais confere diploma na modalidade de licenciatura em Ciências Sociais. Tem como proposta pedagógica possibilitar ao futuro Cientista Social colocar-se de forma criativa e crítica diante de demandas e desafios da sociedade contemporânea. Como as teorias sociais, que se constituem num corpo de indagações a respeito da vida social, emergem de uma pluralidade de sistemas de interpretações e prefigurações da vida social, a formação do profissional em Ciências Sociais deve ser ampla e pluralista, tanto teórica como metodologicamente, tendo como suporte tanto os fundamentos epistemológicos da área, como os de fundamentos da formação acadêmico-profissional do bacharel. O Projeto Pedagógico do Curso proposto é balizado por três parâmetros. O primeiro é a isonomia, ou seja, a competência equilibrada das três disciplinas básicas: Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como a busca de uma formação metodológica que contemple a historicidade de cada uma destas Ciências Sociais, que têm trajetórias específicas e métodos próprios.
Tipo
Licenciatura
Modalidade
Sistema Híbrido
Publico alvo
Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área, professores que tenham interesse em realizar uma segunda licenciatura, e bacharéis e tecnólogos interessados em uma complementação pedagógica.
Duração
48 meses
Previsão de inicio
Entrada Modular
Objetivo
Apresentam-se a seguir os objetivos que norteiam a operacionalização do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais
Objetivos gerais
– O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da FATEC objetiva formar professores de Sociologia para a Educação Básica, proporcionando aos alunos egressos uma formação teórica e metodológica nas áreas que compõem este campo científico – a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia – e, ao mesmo tempo, habilitá-los para o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, para que estes possam estabelecer relações produtivas com a pesquisa, docência e a prática social;
– Formar o profissional, licenciado em Ciências Sociais, com uma sólida formação humanística. Esta se coloca, no projeto pedagógico, como o instrumental fundamental para a formação de profissionais versáteis que possam analisar criticamente a realidade e produzir um conhecimento que o habilite a atuar sobre ela, tanto na área acadêmica, como em áreas de planejamento, assessoria e consultoria para os setores público, privado e não governamental.
Direcionar o curso para um comprometimento com as realidades sociais, políticas e culturais que compõem a identidade brasileira.
Objetivos específicos
– Formar professores aptos a atuar e refletir criticamente sobre os problemas da realidade social, sobretudo brasileira;
– Desenvolver habilidades analíticas, interpretativas, argumentativas e discursivas, articuladas com questões de interesse político, social e cultural possibilitando aos alunos uma ampla formação humanística e técnica;
– Formar educadores para atuação na Educação Básica com competências a fazerem a gestão de processos educativos e a desenvolverem estratégias pedagógicas que visem à formação de sujeitos autônomos e criativos capazes de produzir soluções para questões inerentes a sua realidade, vinculadas à construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para o país;
– Preparar o aluno para uma visão crítica e uma capacidade analítica para estabelecer relações e conexões multilineares em situações diferenciadas;
– Desenvolver a habilidade de articular teoria, pesquisa e prática social;
– Preparar o aluno para trabalhar com equipes multidisciplinares junto a órgãos públicos e empresas privadas, organizações governamentais e nãogovernamentais, partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais;
– Preparar o aluno em planejamento e gerenciamento, requisitos necessários para o trabalho em consultorias e assessorias;
– Contribuir para a formação ética e o senso de responsabilidade social.
– Promover o espírito investigativo e o desejo de formação continuada entre os profissionais do ensino de Sociologia numa perspectiva crítica, reflexiva e contextualizada na realidade do Noroeste Paulista;
– Estimular na IES e demais parceiros ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para demandas do ensino de Sociologia propiciando uma maior integração e troca de saberes e conhecimentos entre Universidade, Escola Pública e Comunidade.
– Promover atividades que propiciem a participação da comunidade, enquanto sujeitos, na perspectiva de integrar as atividades de ensino e pesquisa com as demandas da comunidade.
– Fomentar condições para que o ensino, a pesquisa e a extensão estejam articulados no processo formativo, de modo a proporcionar construção coletiva de conhecimento (ensino), resultados referenciados em estudos sistemáticos oriundos de problemas enfrentados pelos educadores (as) (pesquisa) e permanente integração / socialização / comunicação com a comunidade dos conhecimentos produzidos e sistematizados (extensão).
Conteúdo Programático
Quadro 1: 1º Semestre
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Componente Curricular Créditos CH Presencial CH EAD Área de Formação Pré-Requisito Introdução à Sociologia 4 – 60 Básica – Introdução à Antropologia 4 – 60 – Introdução à Ciência Política 4 – 60 – Fundamentos da Pesquisa em Ciências Sociais 4 60 – – Prática de Leitura e Produção de Textos 4 60 – – Total 20 120 180 
Quadro 2: 2º Semestre
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Componente Curricular Créditos CH presencial CH EAD Área de Formação Pré-Requisito Teoria Sociológica I 4 – 60 Básica Introdução à Sociologia Teoria do Conhecimento 4 – 60 – Sociologia e Educação 4 – 60 Introdução à Sociologia Informática Básica 2 60 – – Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais I 4 60 – Integradora Fundamentos da Pesquisa em Ciências Sociais Optativa 2 – 30 – Total 20 120 210 
Quadro 3: 3º Semestre
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Componente Curricular Créditos CH presencial CH EAD Área de Formação Pré-Requisito Teoria Sociológica I I 4 60 – Básica Teoria Sociológica I Teoria Antropológica I 4 60 – Introdução a Antropologia Teoria Política I 4 60 – Introdução a Ciência Política Psicologia e Educação 4 – 60 – Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais II 4 60 – Integradora Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais I Total 20 240 60 
Quadro 4: 4º Semestre
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Componente Curricular Créditos CH presencial CH EAD Área de Formação Pré-Requisito Sociologia Brasileira 2 – 60 Básica Teoria Sociológica I Teoria Antropológica II 4 60 – Teoria Antropológica I Pensamento Político Brasileiro 2 60 – Teoria Política I Política Educacional e Educação Básica no Brasil 4 60 – – Didática 4 – 60 Psicologia e Educação Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais III 4 60 – Integradora Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais II Total 20 240 120 
Quadro 5: 5º Semestre
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Componente Curricular Créditos CH presencial CH EAD Área de Formação Pré-Requisito Sociologia Rural 4 – 60 Específica Introdução a Sociologia Antropologia Brasileira 2 60 – Básica Teoria Antropológica I Teoria Política II 4 60 – Teoria Política I Currículo e Escola 4 – 60 Didática Optativa 2 – 60 Integradora – Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais IV 4 60 – Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais III Total 20 180 180 
Quadro 6: 6º Semestre
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Componente Curricular Créditos CH presencial CH EAD Área de Formação Pré-Requisito Tecnologias Educacionais e Processos de Aprendizagem 4 60 – Básica – Sociologia Contemporânea 2 60 – Específica Teoria Sociológica I Sociedades Camponesas 4 – 60 Introdução à Antropologia Estado e Políticas Públicas 4 – 60 Introdução à Ciência Política Optativa 2 – 60 Integradora – Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais V 4 60 – Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais IV Total 20 180 180 
Quadro 7: 7º Semestre
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Componente Curricular Créditos CH presencial CH EAD Área de Formação Pré-Requisito Língua Estrangeira A I* 4 60 – Básica – Oficina de Projeto de Pesquisa 4 60 – Teoria Sociológica II, Teoria Antropológica II, Teoria Política II, Laboratório de Prática de Pesquisa em Ciências Sociais V Avaliação de Processos Educacionais 4 – 60 Didática Sociologia do Desenvolvimento 2 – 60 Específica Introdução a Sociologia Optativa 2 – 60 Integradora – Estágio Curricular Supervisionado I 13 195 – Didática, Laboratório de Pesquisa e Prática em Ciências Sociais V, Tecnologias Educacionais e Processo de Aprendizagem. Total 29 315 180 
*O aluno optará por uma Língua Estrangeira entre Espanhol, Francês Inglês
Quadro 8: 8º Semestre
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Componente Curricular Créditos CH presencial CH EAD Área de Formação Pré-Requisito Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 4 60 – Básica – História e Cultura Afro-Brasileira 4 60 – – Estágio Curricular Supervisionado II 14 210 – Estágio Curricular Supervisionado I Trabalho de Conclusão de Curso -TCC 2 200 – Oficina de Projeto de Pesquisa Atividades Acadêmicas, científicas e culturais 2 285 — Total 24 805 – 



